sexta-feira, 16 de março de 2007

Ciberespaço


"Ciberespaço é o ambiente criado de forma virtual. Através do uso dos meios de comunicação modernos, destacando-se entre eles a Internet. Esse fenômeno se deve ao fato de, nos meios de comunicação modernos, haver a possiblidade de pessoas e equipamentos trocarem informações das mais variadas formas sem preocupações. Foi um termo criado em analogia ao espaço sideral explorado pelos astronautas." Com a globalização novos conceitos e formas de comunicação surgiram e mudaram a noção de espaço e do tempo. Para mim o ciberespaço é muito mais que computadores conectados. Ele traz em seu conceito mais do que a troca de informações por redes de computadores. Devido a velocidade com que essas trocas se efetuam todo um paradigma e uma relação tempo / espaço é modificada.
No ciberespaço o mais importante não é o tempo-duração, e sim o tempo-velocidade. Pois ele permite velocidade na conexão e na troca de informação.
O Virtual no Ciberespaço
O ciberespaço refere-se, principalmente, àquilo que diz respeito ao virtual. E nesse contexto, o virtual opera como a desterritorialização dos signos, portanto a desmaterialização das obras, produzindo uma complexidade na representação humana, em vez de uma substituição completa das obras. De acordo com o site www.dgz.org.br/dez03/Art_05.htm, a dialética do virtual e do atual, quando capturada pelo real, é reificada, objetivada, coisificada. Já o possível e o real retomados pelos processos de atualização e de virtualização, tornam-se subjetivados, onde:
"O pólo do acontecimento não cessa de implicar o pólo da substância: complexificação e deslocamento dos problemas, montagem de máquinas subjetivantes, construções e circulações de objetos. É desse modo que o mundo pensa dentro de nós. Mas, em troca, o pólo da substância envolve, degrada, fixa, e se alimenta do pólo do acontecimento: registro, institucionalização, reificação." (LÉVY, 1996, p.142).
Referencias:
pt.wikipedia.org/wiki/Ciberespaço
http://www.webpuc.hpg.ig.com.br/glossarioc.html.ig.com.br/glossarioc.html

Nenhum comentário: